ANAIS DO CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E INOVAÇÃO EM SAÚDE
Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (GEP/HC-UFTM/EBSERH)
Resumo
A Iniciação Científica e o Desenvolvimento da Ciência no Brasil
É com grande satisfação que apresentamos os anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (CEPIS), realizado nos dias 01 e 02 de junho de 2023. Esse evento foi um marco para a disseminação do conhecimento científico e a troca de experiências entre profissionais e estudantes da área da saúde. Neste ano, tivemos a honra de publicar e apresentar 112 trabalhos, demonstrando o compromisso e a dedicação de todos os envolvidos na busca pela excelência científica.
Dentre esses trabalhos, é com orgulho que destacamos 10 que são oriundos do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essa conquista reflete a importância e o impacto positivo que a iniciação científica exerce no desenvolvimento da ciência no nosso país.
A iniciação científica desempenha um papel fundamental na formação dos futuros pesquisadores e profissionais da área da saúde. Ao vivenciarem experiências de pesquisa durante a graduação, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades, aprimorar sua capacidade crítica e ampliar seus horizontes acadêmicos. É notório que aqueles que se dedicam a programas de iniciação científica se destacam em suas carreiras acadêmicas, contribuindo de maneira significativa para o avanço científico.
Nesse sentido, é de extrema importância que as instituições de ensino e pesquisa, como o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, abram espaços para a inserção da pesquisa na graduação. Como uma instituição de ciência, tecnologia e inovação (ICT), reconhecemos a necessidade de qualificar e formar recursos humanos preparados para os desafios do futuro. O Hospital de Clínicas desempenha um papel vital nesse contexto, proporcionando um ambiente propício para a formação e qualificação de profissionais comprometidos com a produção de conhecimento científico.
A iniciação científica tem como objetivo despertar a vocação científica nos estudantes e incentivar novos talentos potenciais. Ao envolvê-los em projetos de pesquisa, os alunos são estimulados a questionar, investigar e contribuir para a construção de soluções inovadoras. Essa experiência transformadora não apenas fortalece o percurso acadêmico, mas também prepara os estudantes para os desafios da sociedade contemporânea, fomentando a cultura científica em nosso país.
Reafirmamos, assim, o compromisso do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em promover a iniciação científica como parte integrante da formação dos estudantes. Acreditamos que investir nesse programa é investir no futuro da ciência, da saúde e do desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Convidamos todos os leitores a mergulharem nas páginas desses anais, repletas de conhecimento e descobertas. Os trabalhos aqui apresentados são fruto do esforço, dedicação e paixão pela pesquisa. Aproveitem a oportunidade para se inspirar e colaborar para a construção de um futuro científico promissor.
Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso do CEPIS e para a qualidade dos trabalhos apresentados. Que essa troca de conhecimento e experiências inspire novas ideias e fortaleça ainda mais a importância da iniciação científica em nosso país.
Boa leitura!
Priscila Salge Mauad Rodrigues
Chefe de Gestão da Unidade de Pesquisa – HC-UFTM/Ebserh
Livia Figueira Avezum Oliveira
Chefe de Gestão do Setor de Pesquisa e Inovação em Saúde – HC-UFTM/Ebserh
Jair Sindra Virtuoso Júnior
Gerente de Ensino e Pesquisa – HC-UFTM/Ebserh
Palavras-chave
Submetido em:
29/05/2023
Revisado em:
09/06/2023
Aceito em:
12/06/2023