20JUN

Acesso Aberto e Sem Taxas para Autores!

O Hospital Research Annals (HORA) é uma revista científica de acesso aberto! Queremos garantir que o conhecimento e as descobertas compartilhadas na HORA estejam disponíveis para todos, sem barreiras financeiras. Portanto, não cobramos nenhuma taxa dos autores pela publicação de seus artigos.
A HORA, publicada pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, é dedicada a temas relacionados à saúde. Estamos interessados em receber contribuições em forma de artigos originais, revisões, relatos de experiências, pontos de vista e pareceres técnico-científicos (PTC) em Avaliação em Tecnologia em Saúde.

 

Hospital Research Annals
http://www.hora.periodikos.com.br/journal/hora/article/6499fc14a95395268f6d29e4
Hospital Research Annals
Original

AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA REDE PÚBLICA

Miranda VPN, Moreira MM, Oliveira JCS, Rocha NP, Papini CB

Downloads: 1
Views: 83

Resumo

A prática orientada e supervisionada da Ginástica Laboral (GL) no ambiente hospitalar pode ser uma estratégia benéfica para contribuir com a qualidade de vida e bem-estar da saúde do trabalhador. Apresentar e divulgar resultados prévios de um Programa de GL realizado em um hospital universitário da rede pública. Estudo transversal sobre o programa de GL, coordenado e executado por profissionais, residentes e discentes da Educação Física do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares do Ministério da Educação (EBSERH-MEC). Avaliou-se as capacidades físicas relacionadas com à saúde, nível de atividade física, tempo de sono, imagem corporal e bem-estar dos colaboradores do HC-UFTM. Os testes foram aplicados no Ambulatório Maria da Glória do HC-UFTM. A organização do programa de GL está descrita no Manual publicado pelo HC-UFTM, dividido em estrutura, avaliação e planejamento das sessões de exercício física da GL. Em média, 20 (±6,47) setores receberam as sessões de GL. Mensalmente, foram atendidos 501 (±137,3) servidores. A maioria foi constada com excesso de peso (61,1%), fisicamente inativos (66,7%), baixo tempo de sono (68,5%), baixa flexibilidade (65,4%), insatisfação corporal (64,8%) e bem-estar “regular” e “muito ruim/ruim” (83,79%), principalmente em relação ao estresse. A publicação dos documentos institucionais e interpretação dos resultados da avaliação multidimensional de um programa de GL estão embasando e fundamentando estratégias eficientes para melhorar a saúde ocupacional, bemestar e a qualidade funcional de colaboradores em um hospital público universitário.

Palavras-chave

Saúde do Trabalhador, Programa de Saúde Ocupacional, Educação Física, Saúde pública, Sistema Único de Saúde.

Submetido em:
01/04/2023

Revisado em:
01/05/2023

Aceito em:
10/06/2023

6499fc14a95395268f6d29e4 hora Articles
Links & Downloads

HORA

Share this page
Page Sections