EDUCAÇÃO PERMANENTE: FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19
Divanice Contim D, Stacciarini TSG, Miranda LT, Silva MPC
Resumo
O objetivo deste estudo foi compreender a educação continuada na preparação de enfermeiros e técnicos de enfermagem no
enfrentamento a Covid-19. Pesquisa qualitativa descritiva, realizada por enfermeiros e técnicos de enfermagem, ingressos
por meio de processo seletivo emergencial de um hospital de ensino federal do estado de Minas Gerais, que participaram de
uma capacitação na modalidade de ensino híbrido, por meio de atividades à distância e presenciais. A coleta de dados foi realizada entre os meses de outubro a dezembro de 2020. Foram incluídos os profissionais obtiveram 75% de presença em todas as atividades. A coleta foi realizada por meio de formulário on-line. Os dados obtidos foram transcritos e analisados por da estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo. Dos 27 participantes do estudo, 16 técnicos de enfermagem e 11 enfermeiros. Predominaram os profissionais de sexo feminino e na faixa etária de 31 a 40 anos. As ideias centrais emergidas dos discursos coletivos apontaram os benefícios do preparo da equipe de enfermagem para exercício profissional diante da pandemia de Covid-19, a importância de se revisar procedimentos técnicos específicos de enfermagem e a educação continuada como fator de segurança em tempos de Covid-19. A importância de preparar a equipe de enfermagem por meio de programas de educação continuada compreendida como uma estratégia potente para desenvolver e capacitar para prestar assistência de forma integral, ética e segura.
Palavras-chave
Submetido em:
18/04/2023
Revisado em:
19/05/2023
Aceito em:
02/06/2023