SISTEMA DE INDICADORES DE ENSINO PARA UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO
Cordeiro ALP, Souza LRMF, Oliveira LFA, Zullo SA, Mattioli FR, Gonçalves RHA, Pires HHG, Rodrigues PSM, Stacciarini TSG, Meneguci J, Virtuoso Junior JS
Resumo
Os Hospitais de Ensino são estabelecimentos que servem de campo para a prática de atividades de ensino da área da saúde, que pertencem ou são conveniados a uma Instituição de Ensino Superior e são caracterizados como unidades de referência em procedimentos de maior densidade tecnológica (complexidade), além de centros de formação, ensino e atuação de importantes especialidades de saúde. A proposta deste estudo foi desenvolver um estudo de caso sobre um sistema para sumarizar indicadores de ensino, considerando as métricas já existentes em um hospital de ensino. Foi elaborado o Sistema para Sumarizar Indicadores de Ensino (SISIEn) com a finalidade de extrair indicadores a partir dos registros do Aplicativode Gestão para Hospitais Universitários (AGHU). Foram obtidos os seguintes indicadores: Taxa de Exames realizados sob
Preceptoria, Taxa de Atendimentos/Consultas Ambulatoriais eletivas realizados sob Preceptoria, Taxa de Atendimentos/Consultas de Urgência/Emergência realizados sob Preceptoria, Taxa de Atendimentos de Internação realizados sob Preceptoria e Taxa de Procedimentos Cirúrgicos realizados sob Preceptoria. Tais indicadores estão
relacionados ao desempenho da instituição em formar profissionais de saúde e contribuíram para desenvolver painéis relacionados ao ensino e, consequentemente, para o fortalecimento da atividade de preceptoria. Concluiu-se que o SISIEn é uma importante ferramenta de gestão, tendo em vista a integração dos processos assistenciais, de ensino e gestão nos hospitais de ensino. O SISIEn possibilitou o estabelecimento de metas de ensino para os colaboradores da instituição.
Palavras-chave
Submetido em:
25/04/2023
Revisado em:
12/05/2023
Aceito em:
30/06/2023